Parece difícil acreditar agora, mas houve realmente uma altura em que o nome Christopher Nolan não significava muito para os cinéfilos – mas isso tudo mudou com um único filme.
Memento foi uma lufada de ar fresco quando estreou em 2000 – com Guy Pearce, o filme conquistou as audiências de todo o mundo com a sua estrutura incomum e do avesso. Pearce interpretava Leonard, um homem que costumava ser normal mas que agora sofria de amnésia anterógrada, o que o impedia de fazer novas memórias, enquanto procurava o assassino da sua mulher. Foi o tipo de thriller com um high concept pelos quais Nolan viria a ficar conhecido – e este filme, o seu segundo, é considerado por muitos um clássico moderno e um perfeito noir moderno.
E infelizmente é também o mais recente filme a receber o tratamento remake de Hollywood.
A THR está a reportar que a AMBI Pictures deu luz verde a um remake de Memento, depois de adquirir a biblioteca de filmes da Exclusive Media Group na semana passada. Essa lista de filmes inclui mais de 400 títulos, como Donnie Darko, Apocalypto, e Rush – Duelo de Rivais. Num comunicado, as cabeças da AMBI, Andrea Ieovolino e Monika Bacardi, indicaram que estavam à procura de uma oportunidade de fazer um remake e uma sequela, para poderem aumentar a presença do estúdio em Hollywood.
Ieovolino acrescentou:
A aquisição da biblioteca da Exclusive Media Group entra na nossa fórmula para crescer a marca Ambi ao dar-nos imediatamente centenas de títulos em múltiplos géneros diferentes que terão longas vidas com audiências que, com a tecnologia de hoje, consomem conteúdo mais rapidamente do que nunca.
Nenhuns detalhes foram revelados sobre os planos para este remake, mas a ideia certamente vai criar ira entre os fãs do filme que estão cada vez mais cheios com a recente mania de Hollywood de fazer remakes. Pior ainda, Memento tem tanta estima que qualquer tentativa de o fazer de novo parece destinada a ser recebida com escárnio e desdém.
É difícil não ver isto como uma tentativa de fazer dinheiro à custa dos outros – a AMBI não é exatamente um estúdio grande no mercado e provavelmente só saía a ganhar com um murmurinho acerca de um dos seus projetos. Este anúncio certamente fará isso, mas a repercussão pode tornar-se insuperável. Memento continua a ser um filme cujo génio se mantém praticamente inquestionado pelos críticos e fãs, e dado o amor pelo original é difícil ver um cenário onde este remake terá sucesso financeiro, mesmo com o murmurinho que conseguir.
Isto parece mesmo uma má decisão por parte do estúdio – apesar de não haver nada de realmente errado com fazer remakes, pois alguns acabaram por até superar o original, é importante que o novo filme seja capaz de fazer algo de novo e original com a história. Mas Memento não tem sequer efeitos especiais que teriam melhor aspeto hoje em dia, telemóveis eram usados no filme, as roupas não estão assim tão fora de moda, e nem sequer é numa língua estrangeira para Hollywood querer que os Americanos vejam já que estes parecem ter uma aversão a legendas; os atores foram todos excelentes, a escrita foi excelente tal como a realização, e a forma como a história é contada do fim para o início perdeu a novidade no momento que o filme original saiu.
É muito possível que saia o tiro pela culatra ao estúdio com este projeto se decidirem continuar em frente.