No início do mês, a Warner Bros./DC Entertainment revelou um terceiro trailer para o seu muito antecipado filme Batman V Super-Homem: O Despertar da Justiça, que obviamente dividiu as opiniões de quem o viu – muitos ficaram aborrecidos com a revelação do que parece ser Doomsday, achando que o estúdio tinha mostrado o filme todo.
Apesar de ainda existirem muitas questões sobre BvS, até os mais ardentes apoiantes têm que admitir que a estreia cinematográfica de Doomsday deveria ter sido uma surpresa reservada para a estreia do filme.
Mas de acordo com Patrick Tatopoulos – o designer de produção do projeto –, há muito que a WB está a manter em segredo por agora.
A revista Francesa Premiere teve uma entrevista com Tatopoulos onde ele discutiu como Doomsday representou uma «evolução» e como ele se encaixa na narrativa envolvendo Super-Homem, Luthor, e os outros.
Nós somos capazes de contar uma história de uma maneira original. Doomsday é uma evolução essencialmente. Os fãs podem estar conscientes da história da morte de Super-Homem, mas isto é tratado de uma forma nova.
Quando o filme é chamado Batman V ou versus Super-Homem, realmente tem muitos níveis de significado. Super-Homem não é apenas morto no fim de algo. Nós vemos como ele evolve como parte do plano de Lex de proteger o mundo. Ver o Super-Homem que conhecemos, desaparecer, e então ser substituído por esta reprodução é algo que realmente vai fazer os fãs pensar sobre como olhamos para estes super seres. Foi especialmente interessante descobrir como irias criar Super-Homem a partir de Zod… e depois como irias evoluir isso até Doomsday.
Isto é que são spoilers!
É surpreendente que Tatopoulos tenha ido até ao ponto de dizer que as audiências irão ver o Super-Homem que conhecem (Henry Cavill) «desaparecer, e ser então ser substituído» por uma reprodução em Batman V Super-Homem – isto faz parecer que a certa altura no filme, Kal-El vai ser aprisionado, talvez por Luthor, enquanto um “Super-Homem” impostor é libertado sobre um público inocente.
A sinopse sugere que Luthor está a manipular Batman e Super-Homem e é o que os leva a lutar, e os trailers mostram-no em posse do corpo do General Zod para fazer experiências, e assim, juntando isso às palavras de Tatopoulos torna a teoria bem possível.
Então Luthor cria Bizzaro a partir de Zod e depois transforma-o em Doomsday? Também é possível, mas ainda é obviamente difícil dizer seja o que for com certezas.
A entrevista também fala sobre a noção que o último trailer revelou demais, e o designer de produção acha que não é esse o caso – o artigo também nota que o «cronograma de como as coisas acontecem irá surpreender os fãs», sugerindo que o trailer não é um sumário certo dos três atos do filme, e que irá haver uma «maior ameaça» para se preocuparem. Tatopoulos calou-se antes de revelar também o que isso é, mas ele garantiu que aqueles que acham que sabem a história vão receber uma surpresa – dizendo também que «Doomsday não é apenas o ato final.»
Apesar de alguns fãs poderem ver estas provocações sobre outro vilão como motivo de preocupação – afinal, quantas personagens irá ter Batman V Super-Homem? – é bom perceber que ainda há coisas sobre o filme que ainda não se sabiam… e que parecem ter sido agora também reveladas antes do tempo.
Lê aqui a nossa análise do último trailer de Batman V Super-Homem: O Despertar da Justiça.
Lê mais sobre Batman V Super-Homem: O Despertar da Justiça.