Existe uma boa dose de mistério em torno da sexta temporada de A Guerra dos Tronos, não menos importante de tudo sendo o facto que esta é a primeira temporada onde série televisiva da HBO começa a explorar território novo – tendo já adaptado a maior parte dos livros de As Crónicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin publicados até à data. E claro, há uma grande questão por responder a pairar sobre esta temporada – qual é realmente o futuro de Jon Snow (Kit Harington), depois de ter sido traído e “morto” pelos seus companheiros?
Bem, entres as imagens do cenário e o recente poster da HBO, pode-se assumir que se verá Jon novamente – exatamente como vai regressar dos mortos é que é a grande questão agora. E o acabado de lançar teaser para a nova temporada também não oferece nenhumas pistas, além de uma linha de diálogo de Bran Stark (Isaac Hempstead Wright) na qual diz «Eles não fazem ideia do que vai acontecer.»
Bran Stark esteve ausente da quinta temporada de A Guerra dos Tronos, mas vai regressar para esta, juntamente com os seus camaradas de viagem – e ele irá estar bem diferente também, tendo agora aprendido a usar as suas habilidades como warg e de fazer premonições, sob a orientação do Corvo de Três-Olhos (agora interpretado por Max von Sydow). A personagem de Sydow também pode ser ouvida a falar no novo teaser, enquanto uma montagem de horríveis mortes e desmembramentos das temporadas passadas decorrem – por isso aqueles que esperam imagens novas da futura temporada vão ficar desiludidos porque aqui não há nenhuma.
Mas ainda assim, já se sabem algumas coisas sobre o que esperar da sexta temporada, em temos de desenvolvimentos narrativos. A ressurreição e renascimento parece ser o tema desta temporada, seja literal – como no ainda não bem confirmado caso de Jon Snow e a pessoa mistério que a personagem de Ian McShane vai trazer de volta – ou figurativamente, no caso de personagens que vão aparecer em flashbacks e alucinações. Já para não falar no sempre crescente exército de Outros, por isso o regresso dos mortos não vai significar só boas notícias nesta temporada.
A quinta temporada de A Guerra dos Tronos foi a que recebeu mais críticas mistas de qualquer temporada da série até à data, principalmente devido às direções controversas que os showrunners David Benioff e D.B. Weiss levaram certas histórias – em particular, a envolvendo a Sansa Stark de Sophie Turner – e também não ajudou que certos pontos do enredo da última temporada tenham culminado em fins insatisfatórios – como o que se passava em Dorne. Mas é preciso ser justo, e a temporada definitivamente teve os pontos fortes – como o Rei da Noite e os habitantes de Hardhome.
A esperança é que a sexta temporada decorra com menos solavancos, mesmo que – potencialmente – se desvie ainda mais do material escrito por Martin – a espectativa geral é que o fim da série será essencialmente o mesmo que Martin planeou para os seus livros, mesmo que levem caminhos diferentes para lá chegar. Mas, visto a série estar a avançar com uma velocidade que lhe vai permitir lá chegar primeiro, tanto os fãs dos livros como os da sua adaptação vão ter que fazer escolhas diferentes – dependendo de como se sentem em relação a spoilers.
Espera-se também que seja esta temporada em que Benioff e Weiss finalmente levantam o mistério sobre o futuro de outra personagem favorita dos fãs.
Será que já encontrou terra seca ou ainda rema?
A nova temporada estreia nos Estados Unidos a 6 de Abril.
Lê mais sobre A Guerra dos Tronos.
O que acharam deste intenso teaser?
-
Daniel Álvares