Já passaram seis anos desde que Avatar de James Cameron estabeleceu um novo padrão de excelência para a tecnologia 3D e arrebentou com a box office ao render 2.7 biliões de dólares.
Desde então Cameron tem estado bem silencioso, talvez devido à pressão de seguir um filme que foi assim um sucesso tão massivo, mas isso não significa que não tem estado ocupado com Avatar 2.
Em Outubro, Cameron anunciou uma série de bandas-desenhadas tie-in da Dark Horse, um indicativo seguro que ele ainda está a trabalhar nesse universo – mas o que os fãs realmente querem saber é como está a correr a sequela do filme, e agora Cameron ofereceu uma atualização sobre o assunto.
Numa entrevista com a EW, Cameron disse que está de momento a refinar os guiões das três sequelas Avatar que anteriormente anunciara – que serão filmadas simultaneamente – e também a supervisionar o seu design:
Eu estou agora mesmo no processo de dar outra passagem pelos três guiões. Apenas refinar. Isso é em paralelo com o processo de design. O processo de design está muito avançado a este ponto. Andamos a desenhar há cerca de um ano e meio. Todas as personagens, os locais e as criaturas estão todas basicamente [decididas].
Cameron também falou sobre a dificuldade de seguir um dos filmes mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma façanha que ele admite trazer certas pressões:
Obviamente, as expectativas vão estar muito altas com estes filmes, especialmente em Avatar 2, para ter a certeza que não foi algum tipo de acaso feliz da primeira vez. Por isso temos que fazer as coisas bem. Eu criei uma bela vara para as minhas costas, como se diz.
Não é segredo que James Cameron é um perfeccionista no que toca aos seus filmes, ao ponto de ser considerado um realizador difícil com que se trabalhar, e com três sequelas diretas em desenvolvimento ao mesmo tempo em vez de apenas uma, faz sentido que demore um pouco mais a surgir uma continuação para o filme original.
Mas desde então a tecnologia 3D tornou-se sinónimo de filmes de grande orçamento, por isso muito do que fez o primeiro Avatar tão original já não é original – Cameron parece convencido que ao filmar em 48 FPS irá fazer a tecnologia dos seus filmes seguir em frente, mas a indústria cinematográfica basicamente desistiu de 48 FPS depois de não ter conseguido fazer uma impressão positiva com as audiências na adaptação de O Hobbit de Peter Jackson. No entanto, se há alguém capaz de fazer avançar 48 FPS é Cameron – afinal, antes de Avatar, havia muitos com dúvidas sobre a tecnologia 3D em filmes.
Ele também está pôr as suas esperanças na força dos guiões, prometendo uma história que te fará «borrares-te todo com a boca bem aberta.»
Avatar 2 vai chegar aos cinemas em Dezembro de 2017, seguido por Avatar 3 no final de 2018, e Avatar 4 em 2019.
Lê mais sobre Avatar.