“Knots Untie”
Como Jesus disse, o mundo vai ficar muito maior! Essa informação ficou patente neste episódio, que arranca uma nova etapa na série.
Tenho de começar esta discussão por mencionar a cena hilária e completamente embaraçosa do Jesus sentado nas escadas e com Rick e Michonne a aparecerem perante todos. De rir. Quanto ao novo casalinho da série continua a ser muito estranho para mim vê-los juntos.
O episódio foi directo ao assunto, que mostra que não vão empatar a aparição do Negan. Isso é bom. Rick e o restante grupo são levados por Jesus a Hilltop. É bom começarmos a ver estas outras comunidades. Gostei de Hilltop, com a sua aparência bastante feudal. Alexandria precisa de comida, desesperadamente, e só isso explica o acordo absurdo que fizeram com Hilltop. Vamos por partes. Chega um grupo de pessoas a Hilltop, dizem que Negan prendeu um dos seus e para o libertarem tentam matar Gregory. Até aí tudo bem, todas as comunidades têm os seus conflitos, mas porque é que o Rick e o restante pessoal se mete no conflito? Não era nada com eles. Rick e Abraham quase são mortos por nada. Não estava nada à espera que Rick matasse o outro homem, principalmente de maneira tão fria e brutal. Foi completamente desnecessário.
Com essa cena só ficou provado que o Rick e companhia são alimentados pelo conflito, pelo sangue pela adrenalina. Curioso ver que a carapaça de monstros que construíram à sua volta continua a lá estar mesmo depois de se terem acostumado a Alexandria. Em tempos essa carapaça foi necessária, mas neste momento achei bastante despropositado. Rick é um assassino de sangue frio. Isso é um facto. Por muito carinhoso que seja com Michonne a meio da noite no quarto ao lado do filho, isso é um facto.
Bem, tudo isso para chegarmos ao ponto chave deste episódio. Rick, por via da Maggie, faz um acordo com Hilltop. Eles enfrentam Negan e Hilltop dá-lhes metade de tudo, adiantado. Isto não faz sentido nenhum!! Porque é que haveriam de comprar um conflito com Negan? Ele nem sabe que eles existem. Alexandria vive em paz. Porque é que Rick haveria de tomar a iniciativa de enfrentar Negan? Eles precisam de alimentos. Ok, e esses alimentos justificam as possíveis perdas que Alexandria vai sofrer por enfrentar Negan? É que todos nós sabemos que o embate com Negan vai ser sangrento, todas as pistas apontam para isso.
Outra parte central deste episódio foi Abraham e o seu conflito entre ficar com Rosita ou seguir o seu coração e ir ter com a Sasha. No fim do episódio fica bem claro que a Rosita passou à história. Todo este tempo de antena, por outro lado, só significa uma coisa. Ele vai morrer brevemente.
O episódio desta noite marca o virar de uma página. The Walking Dead vai-se expandir, possivelmente vai passar a ter outros pólos de interesse e não só o grupo do Rick. Já estava na hora de as coisas abanarem um pouco. Que venha o próximo porque os acontecimentos estão bem interessantes.