Ver as notícias hoje em dia pode transmitir uma mentalidade de que o mundo é muito mais negro do que alguma vez foi – e ver Homem de Aço de Zack Snyder pode levar alguns a acreditar que o Super-Homem é uma personagem que já não simboliza esperança e otimismo.
Mas preparem-se ter essas duas ideias destruídas com o trailer do inspirador documentário Look to the Sky.
Look to the Sky não acompanha a existência de Super-Homem – já existem imensos livros e outros documentários que fazem isso mesmo –, mas é um filme que expõe quantos no mundo são capazes de pegar no conceito de benevolência e justiça do icónico super-herói da DC e aplicá-lo na vida real, em situações do dia-a-dia que muitos outros ignorariam – desde proezas de salvamento até garantir a sobrevivência através do fornecimento de alimentos e outras necessidades da vida, as pessoas neste documentário, sem dúvida, fornecem o que é preciso para elevar o espírito em tempos de negatividade e tristeza.
Para Look to the Sky, o cineasta Brett Culp viajou até dezenas de cidades no ano passado, arranjando entrevistas não só com grupos de crianças altruístas e adultos para o filme, mas também caras famosas que podem falar de como super-heróis são influentes para pessoas de todas idades e etnicidades – podem ter reconhecido no trailer o autor Neil Gaiman e Paul Levitz, o presidente da DC Comics.
Culp já realizou Legends of the Knight, o edificante documentário de 2013 que fez brilhar uma luz nas pessoas que usam o Batman como o seu método de serem heróis nas suas vidas diárias. Esse filme arrecadou mais de $75.000 para muitas instituições de caridade diferentes, e já está a ser usado em escolas e outros centros educativos para mostrar como a cultura pop não é apenas para entretenimento.
E este seu novo filme, Look to the Sky, não está a tentar ser uma luz no fundo do túnel – está a abrir buracos no túnel para que a luz o inunde por completo.