“The Same Boat”
Após um massacre frio e calculista por parte da equipa de Rick, “The Same Boat” vem relembrar que neste mundo pós-apocalíptico não há bons e maus da fita.
Os instintos de sobrevivência de Carol entram em acção logo no início e são evidentes a qualquer pessoa que segue a série. Hiperventilar foi a maneira de poder falar, a única maneira de tentar manipular a situação – revelando o facto de Maggie estar grávida e fingindo ser a pessoa frágil que outrora foi. No entanto, o que começou como um acto, rapidamente se tornou uma luta interior, e dando seguimento à mudança de atitude que presenciamos no episódio anterior, vemos Carol hesitante em deixar de lado o seu lado mais humano.
Paula apresenta-se como uma personagem dura, mas rapidamente percebemos que esta atitude é uma reacção negativa à fragilidade de Carol, uma falha de carácter que ela reconhece como um reflexo da pessoa que já foi. Carol e Paula têm origens semelhantes, ambas mulheres fracas que se viram obrigadas a mudar para sobreviver. Ambas acabando no mesmo sítio, neste mesmo momento, em lados opostos.
Também no mesmo barco, Maggie confronta Michelle, uma rapariga cuja vida poderia ser muito parecida à dela: memórias felizes de um pai amoroso, um namorado e um bebé a caminho. Mas esse namorado não teve a sorte que Glenn tem tido, e os relatos de como este morreu, junto ao facto de a ferida no dedo de Michelle ser claramente recente, parecem indicar que a explosão que o matou foi a causada pelo Daryl há poucos episódios atrás.
Michelle deixa claro o que já sabemos, apenas uma das duas sairá deste episódio com vida.
Maggie assume uma posição agressiva, violenta e determinada ao longo do episódio, uma posição que contrasta com a indecisão de Carol e que pode parecer chocante, mas que faz todo o sentido tendo em conta o instinto de sobrevivência de uma futura mãe. No final, de volta aos braços de Glenn, percebemos que esta não é uma mudança definitiva na sua personalidade mas apenas uma maneira de se manter viva.
No final de contas não houve surpresas, apenas evolução de personagens.
Carol irá mudar de vez?
-
El Doctor