“Mercy”
Esta temporada não me está a prender. Sinto que estão a enrolar muito e a acção não anda para a frente.
Em Kattegat está tudo muito parado. Floki continua no seu castigo e é admirável a dedicação de Helga para com Floki. Ragnar continua a atormentar Aslaug e já chateia um pouco. Tudo bem que ela lhe foi infiel mas ele também. Porra ele teve um filho com outra! Já para não falar que Ragnar traiu Lagertha com Aslaug. O homem não sabe estar quieto e depois descarrega na mulher por ela ter ido para a cama com um Deus(?)? Já chega.
Bjorn está a dar-se bem no meio da natureza. Ele vai voltar muito mais forte e Ragnar vai ser obrigado a reconhecer a grandeza do filho. A luta com o urso foi impressionante e é o maior prémio que Bjorn poderia trazer da sua viagem de auto descoberta.
Em Wessos, Judith entrega-se ao rei Ecbert e Aethelwulf vai parar à cama de Kwenthrith. Conclusão: Wessos é um grande bacanal. Nada da história de Wessos me seduz. Judith é vista como uma santa porque engravidou de Athelstan e como é obvio o fanático Ecbert quer tê-la só para ele.
Em Paris, Rollo começa a aprender a língua dos francos e quero acreditar que os conflitos começarão a ficar mais interessantes depois disso.
Eu acredito que o Kalf está mesmo apaixonado por Lagertha mas a sua sede por poder é equiparável ao amor que sente por ela. O facto de mandar matar o seu filho mostra que Lagertha tem de ser muito esperta a se movimentar por entre as intrigas politicas de Kalf. Estou seguro que tudo se irá descobrir e Lagertha vai mostrar, mais uma vez, porque não se deve meter com ela ou com os seus.
E chegamos à parte mais interessante desta temporada. Athelstan surge como um anjo(?) a Ragnar e ao mesmo tempo a Ecbert. Athelstan, como vimos na temporada anterior, é a encarnação de Jesus ou Deus (como quiserem interpretar). A sua aparição pode trazer momentos interessantes. Para já deu uma lição acerca de misericórdia a Ragnar. Mas o gajo dá com uma mão e tira com outra. Foi soltar Floki mas deixou o machado lá. Das duas uma. Ou Floki mata Helga ou tenta matar Ragnar. Em qualquer das situações vai-se dar mal.
Eu gostava de escrever mais sobre este episódio, a sério que gostava. Mas esta temporada tem sido muito lenta e bastante aborrecida. Espero que isto mexa porque senão Vikings vai cair vertiginosamente.