Daniel Fleetwood já sobrevivera mais tempo do que os médicos esperavam com o seu diagnóstico de cancro terminal. Este fã de toda a vida de Star Wars só tinha um desejo antes de morrer – ver O Despertar da Força. Ele disse que o filme era talvez a única razão porque ainda cá estava. Hoje, lamentamos saber que isso talvez fosse verdade – depois de ter-lhe ter sido concedida uma screening privada na sua casa a semana passada, aprendemos hoje que Daniel Fleetwood faleceu. Só tinha 32 anos.
Foi há pouco mais do que uma semana quando a campanha para que Daniel pudesse ver o filme mais cedo ficou viral. O cancro de Daniel – sarcoma de células fusiformes – estava a avançar rapidamente, e ele não esperava realizar o seu sonho de ver o filme pois não tinha a certeza se viveria até à estreia em Dezembro. Isto levou à hashtag #ForceforDaniel – foi uma tentativa de chegar à atenção da Disney e da Lucasfilms para ver se as companhias arranjavam forma de ele ter acesso a uma screening de O Despertar da Força. Primeiro, conseguiu a atenção de atores como Mark Hamill e John Boyega e ambos juntaram-se à campanha, e depois os noticiários americanos começaram a reportar a história.
A semana passada, a esposa de Fleetwood anunciou via Facebook que ela tinha recebido um telefonema do próprio J.J. Abrams a informá-los que o seu desejo tinha sido concedido. Na Terça passada, Daniel viu uma versão não-editada do filme no conforto da sua casa. Hoje ela anunciou que Daniel morreu.
Publicado por Ashley Fleetwood em Terça-feira, 10 de Novembro de 2015
Daniel deu uma luta incrível até ao fim. Ele está agora com Deus e com a Força. Ele faleceu no seu sono e em paz. Ele será sempre o meu ídolo e o meu herói. Por favor abraça o tio Marc por mim e dá à Lucy muitos beijos. Descansa em paz meu amor. Esta foi a última selfie que alguma vez tirámos juntos. #forcefordaniel
Dizer que a Disney e a Lucasfilm foram muito além das expectativas é dizer pouco – foi incrivelmente caridoso da parte deles realizarem esta screening, principalmente para um filme que está realmente a tentar manter em segredo a sua história, e significa muito que tenham aberto esta exceção.
Os fãs de Star Wars sempre foram muito apaixonados, e Daniel faz-nos parecer apenas “casuais” com o seu amor pelo franchise – e é muito bom ver as duas companhias a retribuírem aos fãs desta forma. É óbvio que significou muito para a família Fleetwood, mas ao mesmo tempo de certeza que também foi importante para todos os outros fãs.
A luta de Daniel Fleetwood tocou os corações de milhares de pessoas, incluindo muitos de nós aqui no Cubo Geek. E apesar de ser triste ouvir sobre a sua morte, faz com que o facto de que ele tenha podido apreciar o filme antes de morrer seja ainda mais doce – deu a Daniel e à sua família um tempo maravilhoso em que puderam apreciar juntos algo que amavam.
Poupem um pensamento para Daniel Fleetwood quando virem Star Wars: O Despertar da Força a 17 de Dezembro.
Lê mais sobre Star Wars.