Foi no Verão de 1996 que a invasão alienígena Dia da Independência de Roland Emmerich tornou-se no filme do ano, arrecadando mais de 800 milhões de dólares mundialmente num orçamento de apenas 75 milhões. E com este nível de sucesso, é de estranhar que tenham demorado tanto tempo a fazer uma sequela.
Contudo, Independence Day: Resurgence já vem a caminho – com muitos do elenco do filme original a bordo, sendo Will Smith a notável exceção – e estará pronto a chegar aos cinemas mesmo a tempo do vigésimo aniversário de Dia da Independência no próximo Verão.
Mas antes de isso acontecer, os fãs terão uma oportunidade de descobrir o que se tem andado a passar nesse mundo antes de a sequela estrear – a Titan Comics vai lançar um nova série de bandas-desenhadas que servirão de prequela para Independence Day: Resurgence.
Apesar do título ainda não ter sido anunciado, a editora explicou que será um «rico drama psicológico numa prisão» que irá servir de ponte entre o primeiro filme e a sua nova continuação. A banda-desenhada irá «pegar no mito do original e talvez adicionar um pouco de escuridão», segundo o editor Steve White. Por enquanto estes são todos os detalhes conhecidos – ainda não se sabe qual será a equipa criativa ou a data de lançamento, embora deva ser perto da estreia de Independence Day: Resurgence –, mas esta nova série de bandas-desenhadas pode oferecer uma oportunidade para reintegrar os fãs num mundo que não visitam desde que o primeiro filme acabou com a humanidade a derrotar os invasores alienígenas.
A sequela passa-se muitos anos depois, e considerando quantos atores novos se vão juntar a caras já familiares nesta nova história, faz sentindo usar outro formato para definir o palco, pois Independence Day: Resurgence irá desenvolver imenso a mitologia dos extraterrestres. Mas se esta sequela conseguir capitalizar na nostalgia dos anos 90 como Mundo Jurássico, então de certeza que os fãs vão receber mais projetos tie-in como estes no futuro.