O muito controverso criador da série: Dead or Alive Xtreme, Tomonobu Itagaki, que agora é o responsável pela Valhalla Games, não teve papas na língua ao exprimir-se quanto à situação de Dead Or Alive Xtreme 3 apenas ter lançamentos em terrenos asiáticos. Através do Facebook, um utilizador perguntou-lhe o que achava da decisão que a Koei Tecmo tomou relativamente ao lançamento de Dead or Alive Xtreme 3 no Ocidente:
“Pessoal, não sei a verdade, não consigo entender. Estão a planear vender DOAX3 apenas no Japão? Mas que raio… Porquê?? Eles são cobardes??”
“Ok, já percebi. Eles não são só idiotas, como também são cobardes retardados com lolitas. Essa é a verdade, obrigado,” .
Mas o pai da séroe não se ficou por aqui, continuou, e explicou a todos a sua filosofia de trabalho e porque é que é necessário que os estúdios criem novos jogos e propriedades intelectuais (PI) em vez de continuarem o trabalho dos outros:
“Eles, de qualquer forma, tinham, e têm, que criar um novo jogo/PI. Eu estabeleci uma nova PI chamada Devil’s Third enquanto eles estão a dormir. Se és profissional, tenho que dizer, tens que levantar-te e voltar para o trabalho radical. Não é tempo para copiares, voltares a copiar e a recopiar os trabalhos dos teus mentores.”
Itagaki falou também sobre o trabalho que desempenhou quando desenvolveu Dead or Alive Xtreme, e comparou-o com aquilo que a companhia faz agora.
“Onde está o jogo de jet-ski? Era a melhor actividade em DOAX2, nem sequer conseguem copiar o meu trabalho?”
“Pessoal, fiz os possíveis para construir o motor do jet-ski em DOAX2. A sensação de jogar é brutal. De facto, a sua mecânica era muito sensível, por isso era muito difícil desenhar uma nova pista, colocando bóias e objectos. Por isso, tive de escrever alguns códigos. Esse foi o último código escrito por mim na minha vida até agora.”
“Para além disso, tive que desenhar todas as pistas.”
“Como seja, acreditam que produtores idiotas têm a coragem de fazer cópias mortas das minhas pistas? Vá lá, façam isso, idiotas! Já não deviam ter medo de nada!”
Tomonobu Itagaki trabalhou na Tecmo até 2008, e saiu da empresa após uma série de conflitos internos. Durante a sua estadia na Tecmo, criou as séries Dead or Alive, Dead or Alive Xtreme, e concebeu os novos jogos da série Ninja Gaiden.
Lê mais sobre Dead or Alive.