É inquestionável o estatuto de Jason Vorhees como um ícone de terror da história moderna, adorado por muitos e reconhecido por todos, mas parece que ele não tem tido sorte nenhuma ultimamente – apesar de o seu mais recente Sexta-Feira 13 ter limpo os bolsos às audiências em 2009, a Paramount não parece disposta a puxar definitivamente o gatilho para começar a produção do novo massacre em Camp Crystal Lake.
Um novo filme do franchise recebeu oficialmente a luz verde em 2013, com uma data de estreia para 2015, mas depois foi atrasado para 2016, e os fãs grunhiram; depois foi atrasado para 2017, e os fãs reviraram os olhos.
E agora, infelizmente, o franchise encontrou mais um buraco na sua estrada.
De acordo com The Wrap, o realizador David Bruckner (The Signal, e um segmento em V/H/S) já não vai realizar o projeto – com os constantes atrasos do filme, os produtores acharam que não seria justo quererem que Bruckner simplesmente ficasse à espera até estar completado o mais recente guião que a Paramount encomendou.
E por falar no guião, segundo a Variety, o estúdio está correntemente em negociações finais para contratar o escritor Aaron Guzikowski de Raptadas para tentar fazer mais um reboot a Jason. Como os produtores querem arranjar mais outro escritor, não existem detalhes sobre o enredo do filme, embora se possam assumir algumas coisas, baseadas em afirmações anteriores – a história irá passar-se em Camp Crystal Lake e não terá qualquer ligação com continuidade do anterior reboot de 2009 da New Line Cinema, e que os fãs podem descansar porque o filme não será feito em found-footage como em tempos correu o rumor.
Apesar de parecer que a Paramount está a fazer uma escolha peculiar ao contratar Guzikowski, pois Raptadas – embora fosse um excelente thriller – não tinha o sangue nem a nudez habitual de um guião de Jason, isto poderá ser um risco calculado por parte do estúdio para reinventar Sexta-Feira 13 de uma forma mais séria e realista.
Só porque os filmes do franchise normalmente são campy não quer dizer que obrigatoriamente o tenham que ser – pois Jason pode muito bem funcionar como um vilão assustador e intimidador quando é bem escrito, e o escritor de um lancinante filme como Raptadas poder dar a quantidade necessária de edge para tornar Mr. Voorhees num pesadelo novamente.
Sexta-Feira 13 de 2009 tentou fazer isto mesmo, mas infelizmente atirou um Jason mais realista para o meio de um filme repleto de tropes habituais do franchise, e a mistura não funcionou muito bem – pode ser então que um escritor do calibre de Guzikowski consiga trazer um melhor balanço. E como ele tem andado envolvido no reboot de The Wolfman para a Universal, parece que já tem um interesse para trabalhar no género de horror.
Seja qual for a direção que o filme siga, os fãs provavelmente só querem que a Paramount fique feliz com o guião e não atire Jason para 2018.
Entretanto, espera-se que surja a nova série televisiva para os entreter até o filme estrear.
Lê mais sobre Sexta-Feira 13.