A Disney/Lucasfilm é agora dona dos franchises de Star Wars e Indiana Jones – entre outras propriedades da Lucasfilm –, apesar de por enquanto os estúdios estarem-se a focar apenas em desenvolver novos filmes passados numa galáxia muito, muito distante.
Mas Indiana Jones 5 não deixa de ser um filme que continua a criar tópicos de conversa.
Kathleen Kannedy, a Presidente da Lucasfilm, também já disse que irá virar as suas atenções para o futuro de Indiana Jones em 2016, depois de Star Wars: O Despertar da Força chegar aos cinemas – a grande questão é se quando esse filme de facto acontecer, irá Harrison Ford ser a estrela e irá Steven Spielberg realizar?
Spielberg, durante uma entrevista com Screen Daily – que se focou muito no seu novo aclamado drama Ponte de Espiões –, disse o seguinte sobre a perspetiva de Ford ser substituído como Dr. Jones:
Eu não acho que alguém poderia substituir Harrison como Indy, eu não acho que isso alguma vez vá acontecer. Não é certamente a minha intenção de ter alguma vez outro ator a calçar os seus sapatos na forma que tem havido muitos atores a interpretar Homem-Aranha ou Batman. Só vai haver um ator a interpretar Indiana Jones e é Harrison Ford.
O produtor Frank Marshall do franchise Indiana Jones também já disse no passado que Ford – que agora tem mais de 70 anos – não irá ser substituído, mas agora Steven Spielberg tomou também uma posição pública sobre o assunto. Tem sido um constante ponto de discussão entre os fãs, se a prestação de Ford como Dr. Jones é tão icónica que substitui-lo seria mau pensado, ou se até lendas de Hollywood são substituíveis em qualquer papel. Ford, por seu lado, indicou que por enquanto, continua com vontade e pronto para usar a fedora mais uma vez.
Mas é preciso a notar que Spielberg ainda não confirmou que irá realizar Indiana Jones 5 – e se o fizer só será depois de adaptar Ready Player One, com estreia para 2017. Mas Spielberg indicou à Newsarama as razões para querer revisitar o mundo de Dr. Jones.
Porque há mais aventuras do que filmes. Então, enquanto houverem mais aventuras, eu tenho um chicote, uma fedora, um casaco de cabedal e um homem num cavalo que sabe como completar o trabalho.
Enquanto o quarto filme Indiana Jones de Spielberg – Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal – é considerado por muitos uma desilusão, muitos também já expressaram o desejo que o cineasta volte mais uma vez ao franchise para ver se a sua corrida com Ford termina numa nota mais forte.
Mas por outro lado, talvez um novo realizador possa revigorar o franchise, como aconteceu recentemente com o franchise de Rocky com Creed: O Legado de Rocky realizado por Ryan Coogler.
Lê mais sobre Harrison Ford.