Sir Ian McKellen como Gandalf nos filmes de O Senhor dos Anéis e O Hobbit é um exemplo de casting perito – a sua épica performance nos seis filmes foi um, senão o maior papel da exemplar carreira do veterano ator até à data. Como uma das poucas personagens a entrar em todos os seis filmes de Peter Jackson, McKellen dedicou 15 anos a interpretar o amado e lendário feiticeiro.
Com os seis filmes completados e nenhuns planos para continuar – ou livros disponíveis para adaptar –, se havia alguma dúvida que Mckellen tinha permanentemente reformado os robes e bastão de Gandalf, o ator acabou de confirmar verbalmente que é esse o caso.
Larry King entrevistou McKellen num futuro episódio que ainda não foi para o ar – mas um clip da Ora TV foi revelado com McKellen a declarar que não regressaria como Gandalf:
Eu acho que ficámos sem material (risos). Eu acho que estou farto de Galdalf. Apesar de adorar ir à Nova Zelândia onde filmaram tudo, e foram tempos excelentes. Mas já tive 15 anos disso.
Apesar da crescente tendência em Hollywood de dar a franchises de sucesso projetos spin off para expandir personagens populares ou frações menos conhecidas, não é um horizonte provável para o universo Terra Média de J.R.R. Tolkin – uma grande parte do source material já foi adaptado, o autor já morreu há 42 anos, e o seu restante filho Christopher já afirmou publicamente a sua oposição a mais comercialização do trabalho do seu pai, arruinando os planos para um parque temático de LOTR e merchandize selecionado. Tolkien vendeu os direitos dos seus livros completos durante a sua vida, e uma terceira obra O Silmarillion foi editado e completado postumamente por Christopher e Guy Gavriel Kay, e os direitos têm-se mantido no património Tolkien – o que torna a possibilidade quase nula de outra adaptação no grande ou sequer pequeno ecrã.
Quem sabe que o futuro reserva para adaptações do trabalho de Tolkien, mas o papel de McKellen nos filmes de Jackson manter-se-á um aspeto prolífico da sua carreira e uma homenagem a um grande escritor clássico que visionou a personagem e o mundo onde ela habita.
Mas os fãs de Ian McKellen podem vê-lo – ou melhor, ouvi-lo – em 2017 na futura adaptação live-action da Disney de A Bela e o Monstro – onde dará a voz a Cogsworth.
Lê mais sobre Tolkien.